Loja da Cidadania

Loja da Cidadania

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Erasmus+

http://www.proalv.pt/erasmusmais/index.php?lang=pt 

 

O Erasmus+ é o novo programa da UE para a educação, formação, juventude e desporto.

O Erasmus+ terá início no dia 1 de Janeiro de 2014. O Programa irá substituir os atuais programas de financiamento da Comissão Europeia para as áreas da educação, formação, juventude e desporto, nomeadamente: o Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida, o Programa Juventude em Ação e outros programas internacionais, incluindo o Jean Monnet e o Erasmus Mundus.

O programa Erasmus+ é destinado a apoiar as atividades de educação, formação, juventude e desporto em todos os setores da aprendizagem ao longo da vida, incluindo o Ensino Superior, Formação Profissional, Educação de Adultos, Ensino Escolar e Atividades para jovens.

Uma nova abordagem ao financiamento na educação e formação

Uma nova estrutura foi proposta para o programa Erasmus+ para refletir a necessidade de uma maior simplificação e racionalização. Ao reunir uma gama de diferentes programas e iniciativas da Comissão Europeia espera-se que o seu programa de financiamento se torne mais eficiente e mais acessível.

O Erasmus+ será um programa integrado, o que significa que ele será baseado em torno de Ações. Algumas atividades financiadas ao abrigo da Aprendizagem ao Longo da Vida e Juventude em Ação irão desaparecer e outros irão ser traduzidos na nova estrutura do Erasmus+.

 

erasmus-plus-leaflet_pt_Page_1

erasmus-plus-leaflet_pt_Page_1

 

Ação 1: A mobilidade individual para fins de aprendizagem:

Ação 1: A mobilidade individual para fins de aprendizagem oferece oportunidade para que os indivíduos possam melhorar as suas competências, aumentar a sua empregabilidade e ganhar consciência cultural.

Esta ação será uma combinação dos projetos descentralizados executados pelas agências nacionais e os projetos centralizados geridos pela agência executiva da Comissão Europeia. Os detalhes completos de todos os projetos ainda não estão concluídos.

Mobilidade para alunos e colaboradores das organizações beneficiárias

Estes projetos de mobilidade permitirão aos beneficiários viajar para outro país participante, a fim de estudar, trabalhar, ensinar, fazer formação e desenvolver habilidades e competências profissionais.

Facto:

Sob o Erasmus+, as actividades de mobilidade serão baseadas em projetos e terão de ser orientadas pelas organizações. Já não será possível fazer candidaturas individuais. Esta abordagem pretende tornar os projetos mais estratégicos, aumentando o seu impacto.

Possibilidades:
  • Períodos de estudos ou estágio para estudantes do Ensino Superior e recém graduados
  • Estágios profissionais para formandos, estudantes em formação profissional inicial e recém graduados
  • Intercâmbio de jovens
  • Atividades do Serviço Voluntário Europeu
  • Desenvolvimento profissional e formação de pessoal em todos os sectores da educação, formação e juventude.

 

Ação 2: A Cooperação para a Inovação e Boas Práticas:

Ação 2: A Cooperação para a Inovação e Boas Práticas pretende que as organizações possam trabalhar em conjunto a fim de melhorar a sua oferta para os alunos e partilhar práticas inovadoras.

Esta ação será uma mistura de projetos executados pelas Agências Nacionais e pela Agência Executiva da Comissão Europeia.

Os detalhes completos sobre todos os tipos de projetos, ainda não estão finalizados. Contudo, temos conhecimento de que a ação a ser gerida pela Agência Nacional será a referente às Parcerias Estratégicas.

Parcerias Estratégicas

As Parcerias Estratégicas visam projetos de colaboração que permitirão às organizações melhorar a sua oferta educativa/formativa, refletir sobre questões comuns e partilhar práticas inovadoras.

Facto:

Sob o Erasmus+, uma organização assumirá a coordenação do projeto e fará a gestão das atividades e do financiamento em nome da parceria. Diferentes dimensões de parceria serão possíveis, garantindo o envolvimento de organizações de menor dimensão.

Possibilidades:

  • Projetos no âmbito da cooperação setorial e/ou intersetorial;
  • Projetos de colaboração com o sector industrial;
  • Parcerias bilaterais e multilaterais, dependendo do setor de intervenção;
  • Implementação de atividades inovadoras;
  • Flexibilidade em termos de atividades e parceiros.

 

Ação 3: Apoio à Reforma das Políticas:

Ação 3: O apoio à Reforma das Políticas abrange qualquer tipo de atividade cujo objetivo seja apoiar e facilitar a modernização dos sistemas de educação e formação.

Os detalhes completos de todos os projetos ainda não estão concluídos. Sabemos que esta ação consistirá principalmente em projetos executados pela Agência Executiva da Comissão Europeia.

Diálogo Estruturado Jovem

Os projetos do Diálogo Estruturado Jovem irão facilitar as discussões entre os formuladores de políticas de juventude e jovens sobre os temas selecionados.

Facto:

Este tipo de projeto é baseado na atual ação 5.1 do Programa de Juventude em Ação “Encontros de jovens e de responsáveis pelas políticas de juventude".

Possibilidades:
  • Reuniões nacionais de jovens
  • Seminários transnacionais para jovens.

Sem comentários:

Enviar um comentário