Loja da Cidadania

Loja da Cidadania

segunda-feira, 9 de junho de 2014

ATIVAR PORTUGAL

http://www.ativarportugal.pt/ 

 

ativarportugal

A iniciativa tem como um dos seus principais objectivos, certificar 10 mil pessoas em tecnologia Microsoft, até 2017. O fabricante conta com 150 parceiros.

Site Ativar Portugal-Microsoft (DR)

A Microsoft Portugal apresentou esta quarta-feira a iniciativa “Activar Portugal”, com o qual estima poder criar 2000 postos de trabalho ainda em 2014. No arranque do programa este apresenta já 350 “oportunidades”, segundo um comunicado.

A Accenture, a Agap2, Bee Engineering, GFI, Iten, KCS IT, Quidgest, Randstad e Unisys, são os parceiros com mais oferta entre os 150 participantes na iniciativa. Esta tem como objectivo a criação de emprego qualificado, envolvendo a formação, certificação oficial e valorização de competências em tecnologias Microsoft.

O fabricante espera certificar a competência de 10 mil pessoas nas suas soluções, diz um comunicado. A nota refere que o “Ativar Portugal” surge como resposta às dificuldades das empresas do sector em encontrar profissionais com as competências necessárias e específicas deste mercado.

“Neste momento, há cerca de cinco mil ofertas de emprego por preencher no sector das TI – e duas mil vagas por preencher para profissionais especializados em tecnologias Microsoft, não existindo profissionais com a formação adequada para responder a estas necessidades dos empregadores”, diz o fabricante.

De acordo com o mesmo, à escala europeia, os números são bastante superiores: haverá mais de 900 mil empregos por preencher no sector das TI até 2015. O programa resulta do compromisso e trabalho conjuntos da Microsoft Portugal e das principais empresas parceiras na área da formação, nomeadamente a Actual Training, Alphappl, Galileu, GTI e Rumos, além da rede de parceiros Microsoft, que já está a usar o mercado de emprego do portal “Ativar Portugal” para procurar profissionais certificados.

O fabricante assinou também um protocolo de cooperação com o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). O organismo público vai introduzir o programa Microsoft IT Academy, nos seus 30 centros de emprego e formação profissional.

O “Ativar Portugal” materializa-se num portal de conteúdos de aprendizagem, qualificação e certificação em tecnologia Microsoft, e dirige-se a quatro tipos de indivíduos:

‒ pessoas com poucos conhecimentos de tecnologia;
‒ profissionais com alguns conhecimentos tecnológicos, que pretendem aprofundar essas capacidades com vista a uma progressão na carreira ou reingresso no mercado de trabalho;
‒ profissionais com bons conhecimentos, que se pretendem certificar em tecnologias Microsoft;
‒ pessoas que possuindo competências em outras áreas, actualmente sem empregabilidade, pretendem valorizar-se para iniciar carreiras na área das TI.

http://www.computerworld.com.pt/2014/05/28/ativar-portugal-com-350-ofertas-de-emprego/

Sem comentários:

Enviar um comentário