Loja da Cidadania

Loja da Cidadania

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

9 erros fatais num CV

http://www.brasil.empregopelomundo.com/noticias/9-erros-fatais-num-cv/


 

No momento de estruturar um CV, há determinados erros que podem ser fatais e afastá-lo da oportunidade de conseguir uma entrevista, para aquela oportunidade de emprego que sempre ambicionou.

1 – CV Livro

Quando uma empresa abre uma oportunidade de emprego, recebe, para além do seu, muitos outros currículos. Desta forma, é importante ser sintético e apresentar as informações mais relevantes que dizem respeito à construção da sua carreira. Regra geral, é aconselhável que um currículo que não ultrapasse as duas páginas.

2 – Autoelogio

Os recrutadores são pagos para identificar as competências de cada candidato e verificar se são adequadas para a vaga oferecida. Por isso, são de evitar frases como "excelente capacidade de comunicação", "ótima capacidade de liderança", entre outras.

3 – Fotografia

Coloque fotografia apenas se esta é solicitada. Evite aquelas onde esteja com roupa sensual, excesso de maquilhagem ou óculos escuros. Nem pense em aproveitar aquela fotografia que tirou numa festa! As mais adequadas são as fotografias "tipo passe".

4 – Endereço de email

Se possível, dê preferência a um domínio conhecido e use o seu nome para a criação do endereço de email. Evite nicknames para o nome do utilizador, como girlsexy@….com, lovepeter@….com. Lembre-se que a primeira coisa que o empregador vê é o endereço de email. Cause desde o primeiro momento uma boa impressão!


 

5 – Erros gramaticais e ortográficos

Estes erros não são tolerados e podem afastar, desde logo, um candidato de uma entrevista. Caso tenha dúvidas em relação à ortografia de algumas palavras, consulte um dicionário. Existem muitas opções online, que podem ser úteis para esclarecer as suas dúvidas. Caso seja possível, peça sempre a outra pessoa que leia o seu currículo.

6 – Trampolim Hierárquico

O objetivo profissional escolhido deve estar alinhado com a sua posição atual ou com o próximo nível. É perfeitamente normal um profissional ambicionar subir na carreira mas, dificilmente alguém vai passar de rececionista a diretor.

7 – Metrelhadora de objetivos

Não escolha mais do que duas áreas de interesse diferentes (Comercial e Marketing) e certifique-se que essas áreas estão em concordância com a sua formação académica e experiência profissional anterior.

8 – Arredondar para cima

É muito habitual que os candidatos, no que respeita a conhecimentos de línguas estrangeiras e de softwares (por exemplo, Word, Excel, Pawor Point) sejam generosos consigo mesmos, dizendo que sabem mais do que o que sabem na realidade. O que muitos se esquecem, é que esses conhecimentos podem perfeitamente ser testados nas etapas de seleção e, caso seja, selecionado, terá de pôr esses conhecimentos em prática no seu dia-a-dia profissional.

9 – Avalanche de cursos extra e eventos

Um currículo deve funcionar como um cartão de visita, que apresenta de forma resumida as suas aptidões e qualificações. Não é um diário, por isso, seja sucinto: escolha apenas os cursos relevantes e, para descrevê-los, use apenas o nome, a instituição e o ano da conclusão.

Sem comentários:

Enviar um comentário