Loja da Cidadania

Loja da Cidadania

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Programa Mentores para Imigrantes

http://www.acidi.gov.pt/noticias/visualizar-noticia/544fd2e9851e1/programa-mentores-para-imigrantes-apresentado-publicamente-no-parlamento

 

Programa Mentores para Imigrantes apresentado publicamente no Parlamento

28-10-2014

O ACM promoveu hoje, no Palácio Nacional de São Bento, uma cerimónia pública de apresentação do Programa Mentores para Imigrantes, evento promovido em parceria com a Assembleia da República, no qual foram celebrados protocolos de cooperação com as primeiras entidades parceiras.
A cerimónia contou com as presenças do Presidente da Comissão Parlamentar para a Ética, a Cidadania e a Comunicação, Deputado José Mendes Bota, do Secretário de Estado Adjunto do Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Pedro Lomba, do Alto-comissário para as Migrações, Pedro Calado, e ainda da Presidente do GRACE, Paula Guimarães, em representação do Montepio.
Na ocasião foram assinados protocolos com entidades públicas e privadas que já aderiram ao Programa, uma iniciativa que se baseia no conceito de mentoria, visando o encontro entre as necessidades dos mentorados e os conhecimentos e características do mentor, procurando-se à partida encontrar uma correspondência de perfis entre ambos.

O Programa Mentores para Imigrantes, que teve origem num projeto-piloto de voluntariado desenvolvido em parceria pelo ACM – Alto Comissariado para as Migrações e pelo GRACE – Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial, vai ver o seu âmbito alargado e passar a ser implementado em todo o país, graças aos apoios conquistados junto do Parlamento e do Governo, que consideraram esta iniciativa exemplar e merecedora da participação ativa de toda a sociedade portuguesa no nobre objetivo da integração de imigrantes.
O projeto constitui, assim, uma medida de acolhimento e integração de imigrantes assente no voluntariado e, nalguns casos, na responsabilidade social corporativa. Tem por base uma rede de voluntários/as – mentores/as – disponíveis para estabelecer compromissos de mentoria (numa base informal) com outros cidadãos. Proporciona um modelo de troca, estabelecendo o contacto entre pessoas que, de outro modo, não se conheceriam, permitindo o conhecimento mútuo e a resolução de dificuldades, preocupações e desafios.

Mais informações sobre o projeto:

Resultados da experiência-piloto
Na experiência já desenvolvida no terreno, os mentores são voluntários que partilham os seus ‘soft skills’’ e networking. Já os mentorados são cidadãos imigrantes que precisam de apoio e acompanhamento para resolver uma ou mais necessidades específicas em diversas áreas de atividade.
Durante a sua fase-piloto realizaram-se 31 processos de mentoria a imigrantes. Dos processos concluídos, nove são na área da qualificação e procura de emprego (43%), quatro na área do empreendedorismo (20%), três na da Cidadania, Participação, Direitos Humanos e Interculturalidade (14%) e cinco em áreas diversas, como tempos livres e informações gerais (23,8%). A partir da avaliação dos participantes tem sido possível verificar que todos eles fazem uma avaliação global do projeto muito positiva ou positiva. Os cidadãos imigrantes reconhecem que melhoraram as suas condições e ganharam competências úteis para a sua vida pessoal e profissional.
Para o Secretário de Estado Adjunto do Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Pedro Lomba, este programa “representa uma resposta social inovadora, que reforça o acolhimento e integração dos imigrantes através do envolvimento direto da própria sociedade”. E acrescenta: “É uma resposta social cooperativa, descentralizada, em alternativa a políticas públicas apenas conduzidas pelo Estado burocrático”, sublinhando que “através deste programa, apelamos às virtudes sociais dos portugueses, seja a título individual ou através das empresas, autarquias e instituições”.

O novo Programa Mentores para Imigrantes do ACM
Os bons resultados deste projeto-piloto levaram o ACM a ampliar o modelo com o apoio do Secretário de Estado Adjunto do Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, permitindo criar um projeto que chegará agora a mais mentores e a mais mentorados, através de um plano de disseminação junto de entidades parceiras que inclui formação, partilha de experiências, materiais e uma plataforma informática de gestão a nível nacional.
Foi este novo projeto, agora denominado Programa Mentores para Imigrantes, que foi hoje apresentado na Assembleia da República e passa a ganhar uma nova dimensão ao abrir-se à participação de toda a sociedade civil.
Os potenciais voluntários, na qualidade de mentores poderão inscrever-se emhttp://mentores.acm.gov.pt/home através de qualquer instituição e não apenas junto das empresas associadas do GRACE, como acontecia até agora. Da mesma forma, as entidades parceiras poderão também acolher potenciais mentorados, garantindo que esta resposta fica disponível a nível nacional.
As principais áreas de intervenção do Programa são a “Qualificação e procura de emprego”, “Empreendedorismo”, Saúde”, “Parentalidade”, “Reagrupamento Familiar”, “Habitação”, “Cidadania e Participação”, “Interculturalidade e Direitos Humanos”, “Tempos Livres e Informações Gerais” e “Economia Familiar”.
Com este alargamento de âmbito, os mentorados passarão a dispor de mais oportunidades para resolver alguma necessidade ou assegurar o apoio necessário à concretização de um sonho. Pelo lado dos mentores, estes poderão, a partir desta experiência, desenvolver mais as suas competências pessoais, ter uma maior abertura à diversidade e uma oportunidade de exercer a sua cidadania participativa.
Com este modelo de intervenção, o Programa Mentores para Imigrantes pretende contribuir para a participação cidadã, a valorização da diversidade, o conhecimento mútuo, a criação de espaços de diálogo e, com isso, promover a coesão social e a construção de uma sociedade mais justa.
Aceder a toda a informação em:
http://www.acidi.gov.pt/es-imigrante/servicos/programa-mentores-para-imigrantes

Veja Mais Notícias em:

http://www.acm.gov.pt/_cfn/544fbee264bfd/live/Lusa_dia+27
http://www.acm.gov.pt/_cfn/544fbee264bfd/live/Lusa_dia+28
http://www.jornalacores9.net/nacional/mais-de-100-entidades-interessadas-no-programa-mentores-para-imigrantes/?cat=6
http://portocanal.sapo.pt/noticia/41431/
http://www.publico.pt/sociedade/noticia/programa-de-mentoria-quer-aproveitar-melhor-competencias-de-imigrantes-1674397
http://portocanal.sapo.pt/noticia/41514/

Sem comentários:

Enviar um comentário